Diretrizes para a prática de atividade física
Acabam de ser publicadas as novas diretrizes para a prática de atividade física no Congresso Americano de Cardiologia (American Heart Association – Nov 2018) e JAMA Network.
Sabemos que o sedentarismo é responsável por uma porcentagem importante das mortes prematuras. Entre elas as principais são doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico (AVE).
As novas diretrizes publicadas no AHA 2018, reúnem diversos trabalhos científicos relacionados ao exercício físico como prevenção e tratamento de doenças.
Tópicos importantes para a prática de atividade física:
➡️ Crianças e adolescentes (6 – 17 anos), recomenda-se a prática de exercícios físicos de moderada a alta intensidade 60 minutos ou mais por dia.
➡️ Adultos devem se exercitar no mínimo 150 minutos por semana, sendo o ideal acima de 300 minutos de atividade aeróbica de moderada intensidade ou 75 – 150 min de atividade vigorosa associado ao fortalecimento muscular.
➡️ Idosos devem trabalhar além dos exercícios aeróbicos, o equilíbrio e fortalecimento muscular.
➡️ Grávidas e no pós-parto devem fazer exercícios aeróbicos 150 min/ semana de moderada intensidade.
A diretriz também enfatiza o exercício físico como tratamento para doenças estabelecidas como: Alzheimer, esclerose múltipla, distúrbios de atenção com hiperatividade (TDHA), doença de Parkinson, depressão, síndrome do pânico.
Benefícios comprovados em diversos tipos de câncer: mama, cólon, bexiga, endométrio, esôfago, rins, estômago e pulmão.
Não perca seu tempo no sofá.
Movimente-se!