Linfoma de Hodgkin: o que é?

linfoma-1200x676.png

O Linfoma de Hodgkin é um dos tipos de câncer que acomete o sistema linfático. Segundo o Instituo Nacional do Câncer a estimativa para novos casos é de 2.640, sendo 1.590 homens e 1.050 mulheres.

Por isso, hoje entenderemos melhor quais são as causas, os sintomas e os tratamentos disponíveis.

Entendendo o Linfoma de Hodgkin

O Linfoma de Hodgkin acomete o sistema linfático. Esse sistema é composto por órgãos e tecidos (linfonodos ou gânglios), que são responsáveis pela nossa imunidade e por conduzir  essas células pelo corpo.

Este linfoma é bem característico, pois ele se espalha com maior facilidade. Geralmente, a multiplicação acontece de linfonodo para linfonodo. E isso se dá quando uma célula benigna, acaba se tornando maligna.

Dessa forma, inicia-se a proliferação e cópias dessas células como clones. É a partir desse momento, que os demais grupos acabam sendo invadidos e também se tornam células malignas.

As regiões mais afetadas são o pescoço e região do tórax.

Sintomas e sinais

O linfoma pode surgir em qualquer parte do corpo e os sintomas dependem da sua localização. Geralmente aparecem ínguas- que são os linfonodos inchados- nas axilas, virilha ou até mesmo o pescoço.

Quando ele aparece na região do tórax, é comum o paciente sentir dores no peito, tosse e falta de ar.

Já quando inicia-se no abdômen, pode acontecer a distensão abdominal e desconforto.

Outros sintomas também são característicos da doença, como:

• Febre;
  • Perda de peso sem motivo aparente;
  • Cansaço;
  • Suor no corpo;
  • Coceira.

Detecção e prevenção da doença

O câncer não é simples de prever, porém algumas dicas são valiosas para detectar e prevenir-se do Linfoma de Hodgkin e demais canceres.

O acompanhamento médico é o principal, que consiste nos exames de rotina. Um câncer quando detectado precocemente, reduz o risco de complicações e morte.

Além da realização dos exames periódicos, quando algum dos sintomas aparecerem o ideal é procurar ajuda médica.

Alguns dos sintomas podem ser confundidos com outras patologias, por isso a importância de prevenir-se fazendo as visitas recorrentes ao médico.

Diagnóstico

O diagnóstico do linfoma de Hodgkin é obtido por meio de biópsia da região afetada.

A biópsia consiste na retirada de uma pequena parte ou de todo o linfonodo, que deverá ser enviado para exame patológico.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde o linfoma de Hodgkin é classificado em dois subgrupos.

O linfoma de Hodgkin clássico, que se subdivide em quatro subtipos (esclerose nodular, celularidade mista, depleção linfocitária e rico em linfócitos), e linfoma de Hodgkin predomínio linfocitário nodular.

Tratamento para o Linfoma de Hodgkin

O tratamento varia de acordo com o estágio da doença, condição clínica do paciente e tipo de linfoma detectado no exame patológico.

São indicadas as quimioterapias e radioterapias, e as vezes são recomendadas as duas em conjunto.

A quantidade de sessões dependerá do estágio da doença. Outra alternativa eficaz é o transplante de medula óssea.

Aqui na Santos Clinic, o paciente oncológico pode realizar o acompanhamento médico e atrelar ao tratamento a prática leve de exercícios – com orientação de um profissional habilitado.

Nosso plano Cardiotraining REHAB Onco é para os pacientes oncológicos, em todas as fases de acompanhamento (antes, durante ou após o tratamento do câncer).

O objetivo principal é alcançar uma melhor qualidade de vida, com diminuição dos sintomas relacionados a doença, e melhora dos exames laboratoriais iniciais.

E dentro deste plano está incluso:

•  Avaliação com Cardiologista, Pneumologista ou Hematologista e definição do risco cardiovascular para reabilitação;
  • Solicitação de exames laboratoriais;
  • Teste de esforço máximo- teste cardiopulmonar;
  • Avaliação com educador físico;
  • Definição de limiares de treinamento e prescrição de exercício;
  • Treinamento físico 3x/sem por 3 meses;
  • Reavaliação médica após 3 meses com novo teste cardiopulmonar.

Esse bônus aliado ao tratamento de quimioterapia e radioterapia, proporciona melhor qualidade de vida para esse paciente.

A Santos Clinic pensando sempre em você.

Agende sua avalição pelo nosso Whatsapp (13) 99211-7455 ou telefone (13) 3302-3197.