Doenças Cardiovasculares: quais as mais frequentes?
As doenças cardiovasculares nada mais são do que um conjunto de doenças que atingem o coração e os vasos sanguíneos.
A maior parte das doenças cardiovasculares são desenvolvidas ao longo da vida, e normalmente está relacionada aos maus hábitos alimentares, sedentarismo e tabagismo. Outras podem ser descobertos a partir do nascimento, como a cardiopatia congênita.
Além disso, é possível o desenvolvimento de algumas doenças através de infecções, vírus e bactérias como são os casos de endocardite e da miocardite.
Demais fatores podem ser considerados de risco como:
- Estresse;
- Hipertensão;
- Diabetes;
- Colesterol elevado;
- Obesidade.
Portanto, vamos entender algumas doenças cardiovasculares mais comuns.
Cardiopatia Isquêmica ou IC
Acontece geralmente quando há a interrupção da passagem do sangue em uma ou mais artérias do coração, muito conhecidas como coronárias.
O maior risco da doença é sua evolução. Variando de caso para caso, mas a cardiopatia pode causar um infarto do miocárdio ou um ataque cardíaco.
Portanto, por conta da diminuição do fluxo de sangue nas coronárias, lesões no músculo podem acontecer. O que reduz o bombeamento do órgão causando até uma parada cardíaca. Vale ficar atento!
Fibrilação atrial ou FA
A fibrilação atrial trata-se de uma arritmia cardíaca, que acontece quando há o envelhecimento do corpo. A arritmia acelera os batimentos cardíacos, os tornando descompensados.
As consequências quando não tratada a doença são palpitações, mal estar, tonturas e em casos mais graves um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Geralmente são indicados medicamentos anticoagulantes para que o portador da doença não tenha maiores complicações.
Hipertensão arterial sistêmica ou HAS
A Hipertensão arterial sistêmica, nada mais é do que a famosa pressão alta. Normalmente, os níveis considerados normais pela Organização Mundial de Saúde é de 12 por 8 ( 120/80 mmHg).
Entre os sintomas estão as dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
Ao primeiro sintoma, o ideal é procurar um cardiologista para realização de exames e diagnóstico.
A HAS pode ser tratada com medicamentos contínuos e também na melhoria da qualidade de vida. Aqui, entram a alimentação e a prática de exercícios físicos. Reduzindo os índices de colesterol (gordura no sangue), há também a melhora na qualidade de vida e também o controle da pressão.
Sequelas da Covid-19
Muito tem se falado sobre as sequelas que a Covid-19 deixa para o nosso corpo. E os problemas cardíacos estão entre eles.
Estudos tentam entender se há relação entre pacientes que já tiveram covid com a pressão arterial elevada. Uma das preocupações é a causa da miocardite, como sequela da síndrome, que é uma inflamação do músculo do coração, que pode causar arritmia e insuficiência cardíaca.
Todos os pacientes infectados recomenda-se realizar o check-up do coração, com exames clínicos e de imagem, como por exemplo o teste ergométrico, tomografias e até mesmo ressonância magnética.
Essas são somente algumas das doenças mais comuns de vermos. Vamos entender algumas formas de prevenção.
Prevenindo as doenças cardiovasculares
A prevenção para essas doenças cardíacas começa nos hábitos de vida, uma vida sem excessos é uma vida saudável. Portanto, evitar comidas gordurosas, álcool, tabagismo, sedentarismo, consumo excessivo de sal, entre outros.
Dessa forma, vemos o quanto uma boa qualidade de vida faz diferença. Alimentar-se corretamente e de forma saudável traz benefícios para a saúde mas também para uma melhor disposição e energia.
Além disso, os exercícios físicos são aliados no combate à doenças cardíacas. A prática regular, de 30 minutos por dia, pode ajudar a proteger o seu coração.
Uma questão que também pode ser aliviada na prática de exercícios, é o estresse. Esse vilão pode prejudicar não somente o coração, mas todo o corpo.
Atenção ao histórico familiar para as doenças cardiovasculares
Para aquelas pessoas que possuem histórico familiar de pressão arterial ou outra doença do coração, é preciso realizar o Check-Up anualmente ou a cada 6 meses, a depender da indicação do seu cardiologista.
Pessoas que possuam pais ou irmãos com hipertensão arterial sistêmica, por exemplo, têm maior chance de desenvolverem o problema no futuro. Outra questão também é o colesterol elevado, é necessário estar atento para controle dos níveis.
Lembrando que para aquelas pessoas que já tiveram algum acontecimento, como infartos, devem aderir ao acompanhamento a cada 6 meses e também possuir um preparo ideal para volta à rotina.
Tudo isso você encontra aqui na Santos Clinic. O Cardiotraining REHAB é um programa desenvolvido para indivíduos portadores de alguma comorbidade focado na reabilitação e bem-estar.
Quem pode realizar?
Os pacientes com as seguintes condições: pós infarto, cirurgia cardíaca, arritmia, hipertensão arterial, diabetes mellitus, entre outras.
O objetivo principal é alcançar uma melhor qualidade de vida, com diminuição dos sintomas relacionados a doença, e melhora dos exames laboratoriais iniciais.
Consiste em:
- Avaliação com Cardiologista ou Pneumologista e definição do risco cardiovascular para reabilitação;
- Solicitação de exames laboratoriais;
- Teste de esforço máximo- teste cardiopulmonar;
- Avaliação com educador físico;
- Definição de limiares de treinamento e prescrição de exercício;
- Treinamento físico 3x/sem por 3 meses;
- Reavaliação médica após 3 meses com novo teste cardiopulmonar;
Agende sua avaliação!